4 Sugestões para ser produtivo e evitar distrações ao trabalhar em casa

Trabalhar em casa

Existem milhões de pessoas a trabalhar remotamente a partir das suas casas. Muitos estão a lutar para gerir o seu dia de trabalho, de forma a evitar todas as distrações. Partilhamos consigo 4 sugestões para ser produtivo e evitar as distrações ao trabalhar em casa.

1. Implementar uma rotina matinal de autocuidado

Ao trabalhar fora de casa, é mais fácil seguir uma rotina que inclui acordar, sair de casa e chegar ao trabalho num determinado horário. Trabalhar a partir de casa implica criar e implementar uma nova rotina de forma a implementar o seu autocuidado. O tempo que usava para se deslocar para o trabalho todos os dias, pode ser agora usado para fazer exercício, ler, meditar, ouvir música… Reserve o tempo que conseguir de 15 a 20 minutos da sua manhã para fazer algum tipo de rotina de autocuidado. Vai ajudar a cuidar de si e a prevenir o stress.

2. Evite tarefas de casa durante o dia de trabalho

Ao trabalhar em casa, é fácil ser-se desviado pelas tarefas domésticas, como roupa suja e pratos por arrumar no armário. Embora possa ser tentador começar algumas dessas tarefas durante o dia de trabalho, atenção ao desfocar das suas tarefas.

Já está provado por estudos e pesquisas (Universidade do Sul da Califórnia), que a multitarefa realmente leva a uma diminuição da produtividade porque o cérebro necessita de tempo extra para trocar processar as entre tarefas.

Home office

3. Saiba gerir as respostas aos e-mails e mensagens

Ao trabalhar em casa, a comunicação extensiva com os colegas de trabalho é fundamental, já que a interação presencial não é uma opção. Para muitos, isso significa centenas de e-mails e mensagens no WhatsApp (e outras plataformas) que estão frequentemente a interromper o dia de trabalho. Analise esta questão com cuidado e perceba se a forma como responde às mensagens está a ser oportuna e produtiva ou pelo contrário está a ser pouco produtivo.

Repense a questão e saiba encontrar a melhor forma de gerir as respostas aos e-mails e mensagens.

4. Crie um cronograma de tarefas

Se trabalha em casa e o seu companheiro também, é importante criarem um cronograma com as tarefas e horários rotativos que seja benéfico para o seu dia de trabalho, em especial se existirem crianças. Assim cada um pode dedicar-se ao seu trabalho e com o cronograma todos sabem o que fazer e quando o fazer.

Esperamos que estas nossas sugestões sejam úteis de forma a evitar as distrações e aumente a sua produtividade pessoal e profissional.

Susete

Imagem by: Kris Gerhard on Unsplash e Jason Strull on Unsplash

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top