Animais organizados

Cada vez mais são mais as casas com animais de companhia, algumas fontes referem pelo menos um animal em metade das casas em Portugal. Sejam cães, gatos ou exóticos os animais são membros da família de muitas pessoas. E, como todos os habitantes da casa, têm objectos que precisam de ser organizados. Neste artigo mostramos-lhe como a organização dos objectos dos nossos pode facilitar o dia a dia de quem vive com animais de companhia.

Animais organizados • Orgazine
Animais organizados • Orgazine

Ração, comedouro, bebedouro, brinquedos, areia, aquários, gaiolas, caixas transportadoras, trelas, taças, escovas, medicamentos, e a lista continua. São vários os objectos necessários para cuidarmos dos nossos companheiros. Facilmente se pode espalhar o caos pelo chão da sala ou pela bancada da cozinha. Para simplificar os seus dias apresentamos algumas soluções de organização.

Atenção, procurámos ser abrangentes e incluir dicas para diferentes animais de companhia. Deste modo, algumas podem não se aplicar a todos os animais.

1 – Aceite que os animais são parte da família

É comum, quando recebemos visitas, darmos uma vista de olhos pela casa para ver se há alguma coisa fora do sítio, como um brinquedo desarrumado. Neste artigo partilhamos ideias e dicas para organizar os objectos do seu animal de companhia e ajudar na manutenção da ordem na sua casa. Mas há objectos que vão estar visíveis para conforto do seu animal. Aceite essa realidade, quem o visita sabe que tem animais e não vai julgá-lo/a por essa razão. A caixa de areia e o arranhador do gato, assim como a cama do cão não são para esconder. Assuma estes itens e incorpore-os na decoração da casa, por exemplo, aproveitando nichos, cantos e espaços debaixo de móveis.

Animais organizados • Orgazine
Animais organizados • Orgazine

2 – Crie uma zona de arrumação

Defina um local, pode ser um armário, uma prateleira, uma gaveta ou até um cesto, onde guarda os artigos do seu companheiro.
Identifique os objectos, o nome do artigo, animal a que se destina e validade. Pode usar um marcador ou etiquetas. Deixe visíveis estas informações importantes.

Coloque os itens menos usados atrás, por exemplo, embalagens extra de ração, e os itens usados no dia-a-dia à frente. Ter uma zona destinada às coisas do seu animal vai fazer com que todos os habitantes da casa consigam localizar um objecto quando for necessário. Assim como arrumar tudo no seu lugar depois de utilizar.

Duas excepções a esta regra são a trela e os sacos higiénicos. Sugerimos que mantenha estes artigos juntos e na entrada de casa. Desta forma garante que, quando um habitante da casa for à rua passear o cão, leva sempre o essencial.

Dica extra: nesta zona pode ser útil ter também um rolo para tirar pêlos da roupa antes de sair de casa!

Animais organizados • Orgazine

3 – Arrume os brinquedos numa zona de fácil acesso

Outra excepção à dica anterior são os brinquedos. Se for tutor(a) de um cão, de um gato ou até de um coelho as brincadeiras fazem parte do dia-a-dia. Assim, os brinquedos devem estar acessíveis. Pode aproveitar uma caixa ou um cesto que tenha em casa.
Como referimos em cima, ter uma zona exclusiva para os brinquedos do seu animal de estimação vai facilitar os momentos de brincadeira, todos sabem onde ir buscar uma bola ou uma cana. Mas também todos vão saber onde arrumar o brinquedo no final.

Animais organizados • Orgazine

4 – Organize a papelada

Tal como os humanos os animais têm documentos e informações médicas importantes que devem estar organizadas. Escolha uma pasta ou dossier para guardar todas estas informações, o número do chip, o boletim sanitário, as datas das vacinas, o historial médico e o contacto do veterinário.
Numa emergência, ou até numa visita de rotina ao veterinário, já não vai andar a correr de um lado para o outro à procura destes documentos.

Dica extra: Quando der uma medicação ao seu animal, como a desparasitação mensal, registe a data. Assim, vai deixar de ter de memorizar o dia da toma seguinte, a informação está lá para ser consultada.

5 – Prepare as viagens

Se costuma viajar com o seu animal de companhia, não é prático estar sempre fazer e desfazer mala com os seus pertences. Em alternativa, sugerimos que tenha uma bolsa de viagem preparada com alguns itens, como sacos higiénicos, ração, bebedouro e snacks.

6 – Pense antes de comprar

Todos conhecemos histórias de pessoas que compraram brinquedos para os seus gatos, para estes ignorarem o brinquedo e adorarem a caixa de cartão em que este veio embalado. Os animais são simples e muitas vezes brincam com toalhas velhas, caixas de cartão e peluches. O importante é que se envolva nas brincadeiras e desfrute da companhia do seu animal. Eles não precisam de muitas coisas, só de muito amor e serem bem cuidados.

Animais organizados • Orgazine

Os animais de companhia são criaturas maravilhosas, e enchem uma casa. Se quiser aprender mais sobre a inteligência e outras características dos nossos companheiros deixamos como sugestão uma série da Netflix: A Vida Secreta dos nossos Animais, veja aqui o trailer.

Já põe em prática algumas destas dicas? Descobriu ideias que podem facilitar a sua rotina?

Imagens by Litter Robot e Bonnie Kittle e FLOUFFY e Brina Blum e Paul Hanaoka e Jose Hernandez-Uribe e Samia Liamani e Paige Cody on Unsplash

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top