Arrumar em 5 minutos

Organizar

Passei o fim-de-semana em arrumações, mas a meio da semana já está tudo por todo o lado! Eu arrumo tudo cá em casa, mas depois ninguém mantém as coisas em ordem. Se tivesse tempo tinha a sala / cozinha / casa arrumada. Se se identificou com uma ou mais destas frases continue a ler. Este artigo Arrumar em 5 minutos é a pensar em si que vê a sua casa sistematicamente desarrumada apesar do seu esforço, para si que sente que precisava que o dia tivesse mais horas para poder manter a casa organizada.

Vamos começar pelo princípio, apesar de parecerem sinónimos arrumar e organizar são tarefas distintas. Vejamos estas duas imagens como exemplo. Na primeira vemos jóias arrumadas, é só fechar a tampa e está tudo bem. Já na segunda imagem as jóias estão organizadas. Cada par de brincos tem o seu compartimento, quando abrir a caixa sabe logo onde estão os brincos que procura, quando os for guardar sabe onde os deve colocar.

Arrumar em 5 minutos • Orgazine
Arrumar em 5 minutos • Orgazine

Arrumar pode ser definido de uma forma tão simples como guardar objectos, tirá-los da nossa vista. Ao passo que organizar requer criar um sistema, definir um lugar para cada objecto. Isto não quer dizer que numa casa organizada as pessoas não vivam e as coisas não saiam do sítio. As casas são para ser vividas e os objectos que escolhemos ter são para ser usados! A diferença é que numa casa organizada todos sabem onde devem ser guardadas as coisas depois de usar. A organização, ou seja, o processo de definir a que lugar pertence cada coisa é um processo que pode ser demorado, implica, entre outras coisas, compreender as rotinas dos habitantes da casa, a frequência com que um dado objecto é utilizado, etc. Mas depois de se ter criado e implementado um sistema de organização, a arrumação passa a ser a manutenção da organização. E é nesta etapa – a da manutenção – que entra a ideia de arrumar em 5 minutos.

Quantas vezes já não deu por si no sofá a pensar que tem de ir fazer a lista das compras, decidir o que vai vestir amanhã, engraxar aqueles sapatos, tirar a loiça da máquina, entre tantas outras coisas, para depois acabar por nem se levantar porque não sabe por onde começar? É normal que, quando temos muitas coisas para fazer, nos sintamos assoberbados e acabemos a procrastinar. Nestes momentos a arrumação da casa acaba por ficar no fim da lista de prioridades. Neste artigo queremos partilhar consigo um truque muito simples: arrumar em 5 minutos.

Se estiver em casa e reparar numa coisa que tem de ser arrumada e que demora menos de 5 minutos arrume-a. Faça a tarefa nesse momento, não a adicione a uma lista mental de tantas coisas que já tem para tratar, caso contrário essa lista vai só continuar a crescer, assim como a sensação de esmagamento (Tanta coisa para fazer que nem sei por onde começar).

Alguns exemplos de coisas que podem ser arrumadas em 5 minutos (ou menos):

  • guardar os óculos na caixa
  • colocar o comando na mesa de centro
  • pendurar o casaco
  • fazer a cama
  • levar a caneca para a cozinha
  • pôr roupa a lavar
  • colocar papel na impressora
  • juntar a roupa para levar à lavandaria
  • seleccionar os papéis que estão em cima da secretária
  • levar o lixo/ reciclagem
  • devolver os livros à estante
  • tirar talões da carteira
  • apanhar os brinquedos do chão
  • arrumar a loiça
Arrumar em 5 minutos • Orgazine

Se tornar esta prática um hábito vai ver que no final do dia vai ter menos coisas para tratar que o habitual. Não vai passar o fim-de-semana a arrumar para chegar à sexta-feira com tudo fora do sítio. Envolva todos os habitantes da casa nesta prática, a arrumação pode ser um jogo (Quem é que arruma mais coisas em 5 minutos?).
Ao arrumarmos na hora o que está fora do sítio conseguimos manter a casa organizada, e a nossa mente mais livre para desfrutarmos do que realmente importa.

Se quiser saber mais sobre organização e rotina familiar leia o nosso artigo sobre o tema: http://a organização e a rotinahttps://orgazine.pt/a-organizacao-e-a-rotina-familiar/

Já experimentou este truque? O que arrumou em 5 minutos?

Margarida

Imagens by Rumman Amin on Unsplash e lucielle Jewel on Unsplash e Luke Chesser on Unsplash e Veri Ivanova on Unsplash

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top