Passei o fim-de-semana em arrumações, mas a meio da semana já está tudo por todo o lado! Eu arrumo tudo cá em casa, mas depois ninguém mantém as coisas em ordem. Se tivesse tempo tinha a sala / cozinha / casa arrumada. Se se identificou com uma ou mais destas frases continue a ler. Este artigo Arrumar em 5 minutos é a pensar em si que vê a sua casa sistematicamente desarrumada apesar do seu esforço, para si que sente que precisava que o dia tivesse mais horas para poder manter a casa organizada.
Vamos começar pelo princípio, apesar de parecerem sinónimos arrumar e organizar são tarefas distintas. Vejamos estas duas imagens como exemplo. Na primeira vemos jóias arrumadas, é só fechar a tampa e está tudo bem. Já na segunda imagem as jóias estão organizadas. Cada par de brincos tem o seu compartimento, quando abrir a caixa sabe logo onde estão os brincos que procura, quando os for guardar sabe onde os deve colocar.


Arrumar pode ser definido de uma forma tão simples como guardar objectos, tirá-los da nossa vista. Ao passo que organizar requer criar um sistema, definir um lugar para cada objecto. Isto não quer dizer que numa casa organizada as pessoas não vivam e as coisas não saiam do sítio. As casas são para ser vividas e os objectos que escolhemos ter são para ser usados! A diferença é que numa casa organizada todos sabem onde devem ser guardadas as coisas depois de usar. A organização, ou seja, o processo de definir a que lugar pertence cada coisa é um processo que pode ser demorado, implica, entre outras coisas, compreender as rotinas dos habitantes da casa, a frequência com que um dado objecto é utilizado, etc. Mas depois de se ter criado e implementado um sistema de organização, a arrumação passa a ser a manutenção da organização. E é nesta etapa – a da manutenção – que entra a ideia de arrumar em 5 minutos.
Quantas vezes já não deu por si no sofá a pensar que tem de ir fazer a lista das compras, decidir o que vai vestir amanhã, engraxar aqueles sapatos, tirar a loiça da máquina, entre tantas outras coisas, para depois acabar por nem se levantar porque não sabe por onde começar? É normal que, quando temos muitas coisas para fazer, nos sintamos assoberbados e acabemos a procrastinar. Nestes momentos a arrumação da casa acaba por ficar no fim da lista de prioridades. Neste artigo queremos partilhar consigo um truque muito simples: arrumar em 5 minutos.
Se estiver em casa e reparar numa coisa que tem de ser arrumada e que demora menos de 5 minutos arrume-a. Faça a tarefa nesse momento, não a adicione a uma lista mental de tantas coisas que já tem para tratar, caso contrário essa lista vai só continuar a crescer, assim como a sensação de esmagamento (Tanta coisa para fazer que nem sei por onde começar).
Alguns exemplos de coisas que podem ser arrumadas em 5 minutos (ou menos):
- guardar os óculos na caixa
- colocar o comando na mesa de centro
- pendurar o casaco
- fazer a cama
- levar a caneca para a cozinha
- pôr roupa a lavar
- colocar papel na impressora
- juntar a roupa para levar à lavandaria
- seleccionar os papéis que estão em cima da secretária
- levar o lixo/ reciclagem
- devolver os livros à estante
- tirar talões da carteira
- apanhar os brinquedos do chão
- arrumar a loiça

Se tornar esta prática um hábito vai ver que no final do dia vai ter menos coisas para tratar que o habitual. Não vai passar o fim-de-semana a arrumar para chegar à sexta-feira com tudo fora do sítio. Envolva todos os habitantes da casa nesta prática, a arrumação pode ser um jogo (Quem é que arruma mais coisas em 5 minutos?).
Ao arrumarmos na hora o que está fora do sítio conseguimos manter a casa organizada, e a nossa mente mais livre para desfrutarmos do que realmente importa.
Se quiser saber mais sobre organização e rotina familiar leia o nosso artigo sobre o tema: http://a organização e a rotinahttps://orgazine.pt/a-organizacao-e-a-rotina-familiar/
Já experimentou este truque? O que arrumou em 5 minutos?
Margarida
Imagens by Rumman Amin on Unsplash e lucielle Jewel on Unsplash e Luke Chesser on Unsplash e Veri Ivanova on Unsplash