As melhores amigas de uma pessoa organizada: listas!

Listas

Um hábito que quase (se não todas) as pessoas organizadas têm é fazer listas. Listas do supermercado, de tarefas da casa, o que levar em viagens, e-mails a enviar, telefonemas a fazer, convidados para o jantar. Empresárias, advogadas, lojistas, cientistas, mães, médicas, estudantes qualquer que seja a sua principal ocupação a sua vida pode beneficiar do uso de listas. Continue a ler para saber porquê.   

A nossa memória tem uma capacidade limitada. Não é possível lembrar-nos de tudo o que temos para fazer, de todas as coisas que queremos ler, de todos os e-mails que precisamos de enviar e de todos os alimentos que estão em falta na despensa lá de casa. Uma das vantagens de criar listas é aliviar a nossa cabeça de preocupações e evitar esquecimentos.

Ao criar listas de tarefas aumentamos a nossa produtividade. Pode pensar-se que gastar 5 minutos a fazer uma lista de tarefas é uma perda de tempo, tempo esse que podíamos ter gasto a fazer uma dessas tarefas. No entanto, ao usarmos listas estamos a visualizar tudo o que precisamos de fazer, o que nos vai ajudar a criar uma estrutura e a definir prioridades. Nesses 5 minutos podemos perceber que o dia não chega para fazer tudo aquilo que desejávamos, identificar o que realmente é essencial e o que pode esperar por amanhã. As listas podem evitar-nos frustrações e poupar-nos tempo.

Como fazer listas? Vamos responder-lhe com uma lista:

  1. Escolha o seu formato!
    Não existe a melhor aplicação, o papel não ganha sempre. As listas funcionam e ajudam-nos se de facto as fizermos, consultarmos e seguirmos. Mais importante que o formato em que faz as suas listas, o importante é que as faça. Não se deixe influenciar por tendências, se tem o telefone sempre à mão uma app pode ser o ideal para si, mas se gosta de riscar as tarefas em papel acrescentar um caderno e uma caneta à sua mala pode ser o melhor método.
As melhores amigas de uma pessoa organizada: listas! • Orgazine
  1. Seja concreto/a.
    Faça listas de tarefas que pretende realizar, como “marcar o dentista”, “enviar e-mail à pessoa X”, ou artigos a comprar, como “cenouras, tomate e ovos”. Os itens das listas devem ser concretos e não objectivos difíceis de medir e, portanto difíceis de fazer e eliminar da lista.
  1. Faça várias listas.
    O objectivo de fazermos listas é simplificar a nossa vida. Este ponto pode parecer absurdo, mas uma lista com todas as tarefas de todos os aspectos da sua vida não o vai fazer. Sugerimos que tenha várias listas para diferentes áreas, a lista de tarefas domésticas não deve confundir-se com a lista de e-mails de trabalho.
  1. Lembrou-se que já não tem leite em casa? Escreva-o agora.
    Como vimos, uma das vantagens de fazer listas é não termos de estar sempre a lembrar-nos de tarefas ou coisas que fazem falta comprar. O nosso conselho para tirar o melhor partido das listas é que as tenha sempre à mão para que possa registar os itens assim que estes lhe ocorrem.
As melhores amigas de uma pessoa organizada: listas! • Orgazine
  1. Estabeleça prazos.
    As listas servem para nos ajudar a sermos produtivos/as. Mas uma lista de tarefas não vai fazer com que as tarefas se façam por magia. Defina quando quer que cada tarefa esteja feita, atribua um prazo realista, ao fazê-lo para as diferentes tarefas vai começar a visualizar o seu dia, a sua semana. Seja flexível, deixe tempo livre para imprevistos, se falhar um prazo aceite-o e ajuste a sua lista.
  1. Consulte as suas listas.
    Tal como no ponto anterior, voltamos a dizer que as listas não fazem milagres. Para funcionarem temos de as criar no formato que mais gostamos, registar tarefas concretas, criar várias listar para diferentes áreas da nossa vida, registar os itens à medida que nos lembramos deles, criar prazos, mas nada disto funciona se não olharmos para as nossas listas no dia-a-dia. Defina um momento no seu dia para olhar para as suas listas, verificar o que vai fazer e quando o vai fazer.

Já organiza a sua vida em listas? Ou apenas faz a lista do supermercado?      

Sugerimos sobre este tema a leitura de dois artigos do blog da Home Optimizer em: https://homeoptimizer.pt/listas-para-organizar-a-vida/ e ainda https://homeoptimizer.pt/listas-as-grandes-aliadas-da-organizacao/

Também gosta fazer listas? Gostávamos de conhecer a sua opinião, partilhe!

Margarida

Imagens by Paico Oficial on Unsplash e Bohed on Pixabay e Cottonbro on https://www.pexels.com/photo/bread-hand-notes-eggs-4057737/

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top