Centro de comando familiar – um auxiliar precioso no nosso planeamento mensal

Centro de comando familiar – um auxiliar precioso no nosso planeamento mensal • Orgazine

Sabe o que é um Centro de comando familiar?

A vida moderna é cheia de solicitações e encontrar o equilíbrio entre as inúmeras tarefas e compromissos por vezes parece-nos quase impossível. Possivelmente muitos de nós já sentimos que não estamos a conseguir gerir de forma eficaz a nossa vida.

Consultas esquecidas, prendas de aniversário compradas em cima da hora, contas pagas fora de prazo… o melhor mesmo será criar um sistema que nos ajude a gerir tanta coisa. Chegamos então ao “centro de comando”, uma ferramenta que tem por base um calendário e que reúne todas as informações, eventos, tarefas da pessoa ou família para o mês corrente. Pretende-se que seja de fácil visualização, propiciando a organização da nossa vida.

Permite uma gestão eficaz do nosso tempo, liberta o nosso cérebro da sobrecarga de memorização de inúmeras tarefas e reduz os níveis de stress.

Quem nunca recebeu um telefonema a perguntar “estás a chegar?” quando nos tínhamos esquecido desse compromisso. O sentimento de incapacidade de memorização toma conta de nós e a frustração surge.

A criação de um centro de comando assenta sobre um planeamento prévio de todas as tarefas e compromissos, sejam eles pessoais, profissionais ou de lazer. Além disso, deverá estar colocado num local onde todos os membros da família o possam visualizar. Sabemos bem o quanto a nossa memória anda sobrecarregada e nem sempre conseguimos assimilar todos os compromissos e afazeres. Mais difícil ainda decorar a data, o local e o que necessitamos para executar determinadas tarefas.

Poderá até pensar que não vale a pena investir tempo neste centro de comando, mas esta funcionalidade quando experimentada revela que a nossa vida fica mais facilitada. Evitam-se papeis espalhados por todo o lado, procura de emails na caixa de correio eletrónico, listas intermináveis sem prazos de realização estipulados. E depois de criado ninguém poderá dizer que não sabia o que tinha a fazer…

Posto isto, poderá perguntar-se como se elabora esta ferramenta. Comece por se inspirar na internet. Irá encontrar os mais variados modelos e, conhecendo a sua rotina e realidade pessoal ou familiar, irá retirar ideias e personalizar o seu centro de comando. Pretende-se que atenda às suas necessidades e que possa ser modificado tantas quantas as vezes necessárias.

Poderá utilizar uma tela forrada a tecido, um quadro magnético ou de cortiça, um quadro de giz…seja criativa. Pense onde o irá instalar para que todos o consultem diariamente – o mais adequado será colocá-lo na cozinha ou na entrada da casa. Tenha-o visível numa porta de armário, frigorifico ou parede. Depois pense o que lhe faz mais sentido colocar no centro de comando.

Deixamos aqui algumas sugestões:

  • Calendário mensal
  • Calendário semanal
  • Menu semanal de refeições e respetiva lista de compras
  • Lista de tarefas
  • Horários escolares e de atividades extracurriculares
  • Lista de tarefas familiares e respetiva atribuição
  • Espaço para canetas e post-its
  • Espaço para recados
  • Porta correspondência
Centro de comando familiar – um auxiliar precioso no nosso planeamento mensal • Orgazine

Procure na internet templates, imprima-os e reutilize-os – poderá colocar dentro de micas ou mandar plastificar. Assim, poupa tempo e dinheiro. Como sugestão ou até fonte de inspiração deixo aqui dois links da Amazon com duas possibilidades de Kits físicos de planeamento: opção A e opção B.

Também na Etsy encontrará muitas opções de kits editáveis que poderá adquirir, caso não queira fazer o seu próprio kit. A título de exemplo, deixo-lhe uma sugestão digital: opção C.

No entanto, este modelo de centro de comando poderá não fazer sentido para quem já se rendeu ás novas tecnologias, e tenha tudo no seu equipamento eletrónico. Já existem diversas APP adequadas para este efeito, com possibilidade de serem partilhadas entre os membros da família. Deixo aqui algumas aplicações disponíveis para sistema iOS ou Android:

Cozi family organizer – Aplicação com compartilhamento de agenda, lembretes, lista de compras… onde qualquer membro da família pode aceder a qualquer momento.

Flayk – Com esta aplicação os membros da família podem ganhar pontos por completar tarefas e atividades, e podem usar pontos para resgatar recompensas personalizadas.

FamilyWall – Compartilhe horários e as atividades de todos, acompanhe as listas de compras, planeie refeições, faça gestão de tarefas, e ainda localiza as crianças quando elas estão fora.

OurHome – Sejam tarefas domésticas ou trabalhos escolares, o sistema de tarefas gamificada do OurHome irá manter a familia motivada. Possibilita partilhar calendários, lista de compras, lista de tarefas.

Centro de comando familiar – um auxiliar precioso no nosso planeamento mensal • Orgazine

Este centro de comando facilita a rotina diária e mensal pois liberta a mente para outros assuntos que possam surgir e os quais não estavam previamente planeados. Aposte na preparação do mês seguinte recorrendo a esta ferramenta e consoante o uso perceba as adaptações que terá de fazer para melhor se ajustar a si e respetiva família. Não se trata de subestimar as nossas capacidades mas sim procurar uma organização antecipada que facilite o desenrolar dos nossos dias. A consulta diária deste centro de comando substitui agendas individuais, papeis soltos de recados e algum lapso de comunicação de tarefas.

Se podemos facilitar a nossa vida então porque não fazê-lo? Junte a família ou faça de forma individual. Experimente sentir a sua cabeça menos fervilhante a gastar energia para mentalmente organizar todas as suas tarefas, ou a sensação de frustração porque esqueceu a sua agenda em casa e acaba por não saber tudo o que tinha para fazer.

Ana Ferreira

Imagens by Mango Matter e Rob Hampson e NORTHFOLK on Unsplash

About The Author

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top