Como adoptar hábitos para uma vida ecológica? Entrevista a Dicas Eco by Ana Montez

Ana

Falámos com Ana Montez, criadora da página Dicas Eco by Ana Montez, para saber como podemos adoptar hábitos para uma vida ecológico em sociedade, na educação das crianças e na nossa casa. Para saber mais continue a ler!

Para quem ainda não a conhece, Ana Montez é Educadora de Infância de formação, à data professora de actividades de enriquecimento curricular, e caminha para ser cada vez mais uma ecologista empenhada e defensora do nosso Planeta. É responsável pela página Dicas Eco by Ana Montez, do grupo #MosqueteirosdoAmbiente e colabora com a Amway (empresa que comercializa produtos de limpeza ecológicos).

Já se preocupava com ter hábitos sustentáveis, mas foi durante a pandemia Covid-19 e o confinamento, que fechou quase todos nas suas casas, que Ana reflectiu sobre o seu papel no Planeta, e de que forma poderia contribuir. Da reflexão passou à acção e decidiu criar uma página no Facebook. Nesta página partilha hábitos ecológicos que pratica no seu dia-a-dia, tendo como objectivo aumentar a consciência e despertar as pessoas para boas escolhas, alertando para a responsabilidade e levar à reflexão sobre a importância de não agir sem pensar.

Como adoptar hábitos para uma vida ecológica? Entrevista a Dicas Eco by Ana Montez • Orgazine

Neste período pandémico viu muitas máscaras e garrafas de água de plástico descartadas à beira da estrada, e não conseguiu ficar indiferente. Começou por recolher lixo sozinha na sua área de residência – Santarém, e rapidamente criou o grupo #MosqueteirosdoAmbiente. Este grupo, constituído por adultos e crianças, pratica plogging: uma actividade que combina a corrida com a recolha de lixo em cidades e espaços naturais. Assim, a Ana descobriu que ajudar pessoas e o Planeta é a sua missão.

Enquanto Educadora de Infância, considera a sua profissão um privilégio, podendo aproveitar para sensibilizar os seus alunos – os adultos de amanhã -, para a problemática dos plásticos e do lixo. Nas suas aulas reutiliza materiais procurando dar-lhes um fim diferente. Também a pensar em brincadeiras mais amigas do ambiente, a Ana criou um Eco Jogo em parceria com dois artesãos da área da cortiça e costura. Este é um jogo duplo de memória e jogo do galo.

Depois de ficarmos a saber melhor quem é a Ana e em que áreas actua, não resistimos a perguntar-lhe como podemos incluir hábitos sustentáveis na organização da nossa casa.

Limpeza e Higiene: A Ana começou pela transição para detergentes de limpeza da casa mais amigos do ambiente. Depois passou para produtos de higiene pessoal, como toalhitas de algodão reutilizável, cotonetes reutilizáveis, pensos higiénicos reutilizáveis e copo menstrual. Quando for mãe tem o plano de um dia usar fraldas reutilizáveis no seu bebé!

Como adoptar hábitos para uma vida ecológica? Entrevista a Dicas Eco by Ana Montez • Orgazine

À mesa: Porque o mais sustentável é usar o que já existe, foi a casa da mãe recuperar os guardanapos de pano antigos, alguns que usou há 30 anos na escola!

Lixo: Em relação ao lixo, diz produzir pouco “talvez um saquito por mês” porque guarda os restos de comida para os animais e aposta em fazer compostagem.

Fora de casa: Usa sempre sacos de pano! Para ir às compras, para levar um livro nas suas atividades, para a praia e até mesmo para sair.

Na cozinha: Reutiliza todos os frascos de vidro para colocar frutos secos, sementes ou para ir comprar a granel. Está a adaptar-se a utilizar a luffa para lavar a loiça.

Ana acredita que o que usamos no dia-a-dia não deve ser descartável, o que muitas vezes acaba por ser mais dispendioso e ocupa espaço a mais nos nossos armários. Disse ainda que: “A maior parte das pessoas acha que por fazer reciclagem já estão a fazer algo positivo, e eu, também, achava o mesmo quando pensei que usar menos plástico descartável é a solução, pois nem todo o plástico é possível ser reciclado, até porque comprar embalados fica bem mais dispendioso do que comprar a granel.”

Partilhou também connosco a sua reflexão sobre o consumo de água: “Muitas pessoas não gostam do sabor da água da torneira e optam pelos garrafões de água, que são pesados para levar para o 2º ou 3º andar, sem escadas, e claro que também ocupam muito espaço em casa. Se pensarmos que cada pessoa deve beber 1,5L de água no mínimo por dia, uma família tem de ter muitos garrafões em casa. Optei por ter um sistema de tratamento de água, uma máquina que filtra a água da torneira, e assim posso beber, lavar alimentos e cozinhar com água pura, sem químicos, que vai sempre comigo na minha garrafa reutilizável.” Com esta prática podemos poupar espaço, esforço físico e ser amigos do ambiente!

Como adoptar hábitos para uma vida ecológica? Entrevista a Dicas Eco by Ana Montez • Orgazine

No escritório: Optou por usar o tão conhecido caderno infinito, onde se escreve e apaga sempre na mesma superfície. Desta forma, deixou de usar folhas de papel para registar as suas tarefas diárias.

Muitas vezes, mesmo reconhecendo a importância de práticas sustentáveis e amigas do ambiente, as pessoas dizem que não têm tempo para as implementar. Por exemplo, não se lembram de ter sacos na mala para quando vão às compras, acabando por comprar sacos descartáveis. Quisemos saber se todos conseguimos implementar este tipo de hábitos nas nossas rotinas: “De facto, tenho de concordar que ter alguns hábitos ecológicos, principalmente de higiene pessoal, exige alguma dedicação extra, como por exemplo na lavagem. Mas desde que criei o hábito já faz parte da rotina, pois utilizo o branqueador da Amway que facilita essa limpeza. A rotina, muitas vezes formatada e acelerada, faz com que as pessoas não reflitam e façam sempre as mesmas compras. O meu conselho para quem está a ler, neste momento, é que procurem soluções mais vantajosas economicamente para a sua vida. Por incrível que seja, estas mudanças são também menos prejudiciais para o nosso Planeta.”

Muitas pessoas acreditam que comprar produtos ecológicos são mais caros. Mas a Ana ajudou-nos a desconstruir essa ideia: “Isso é MITO. Um produto de limpeza ecológico tem uma fórmula mais concentrada, logo a quantidade de uso é mais reduzida e durará mais tempo de utilização.” Referiu ainda outras vantagens na utilização destes produtos, especialmente relevantes para manter a casa organizada: “Falando em organização da casa, onde muitas vezes nem espaço temos para guardar as coisas de uso diário, é aí um ponto forte e bastante favorável a escolha por objetos reutilizáveis, ecológicos e sustentáveis. Existem vários estudos que indicam que a nossa casa é mais poluída que o ambiente exterior e porquê? Porque usamos muitos spray´s e detergentes tóxicos quando limpamos a nossa casa.”

Actualmente Ana trabalha com a Amway, marca que comercializa produtos para o lar. Pedimos-lhe que nos explicasse quem é esta empresa e como nos pode ajudar a ter a casa organizada de forma mais ecológica: “Conheci esta empresa há 7 anos atrás. Uma amiga que já conhecia a minha exigência em procurar produtos não tóxicos para mim e amigos do ambiente, apresentou-me a marca. Na altura foi “anjo caído do céu”. É uma marca que existe há 63 anos no mundo! É incrível como uma empresa criou um produto de limpeza biodegradável e ambientalmente consciente em 1959, e nós só recentemente é que nos preocupamos com o Planeta. Apaixonei-me pela filosofia desta empresa, principalmente pela preocupação ambiental, desde o fabrico até ao produto final. O que mais me fascinou quando conheci e experimentei os seus produtos foi o facto de não terem um cheiro abrasivo, existir uma lixívia que não cheira mal e não mancha a roupa foi algo inovador.

Como adoptar hábitos para uma vida ecológica? Entrevista a Dicas Eco by Ana Montez • Orgazine

Ao longo destes anos de utilização comprovei que por serem concentrados são muito mais rentáveis, económicos e não deixam resíduos. São eficazes, pois a sua utilização diminui o tempo que dedicamos a fazer limpeza. Saudáveis porque não utilizam fosfatos e cloros, o que é ótimo para quem tem problemas respiratórios, e ecológicos, pois não são testados em animais. Outro benefício que encontrei é na elegância das embalagens, apenas de 1L o que ajuda muito ao nível de espaço das prateleiras. Outra vantagem destes produtos é serem muito versáteis. Não precisamos de ter muitos produtos em casa, por exemplo o Multiusos, pode ser usado para limpar o chão, superfícies, e tudo o que é lavável.”

Como mensagem final Ana quis apela “às pessoas que reflitam nas suas escolhas que muito influenciam a sua saúde e o estado do nosso Planeta; aproveitem para terminar as embalagens de detergentes tradicionais, que são produtos mais tóxicos, com cheiros, e que pela dimensão ocupam imenso espaço, e aceitem a mudança positiva que isso pode trazer para as suas vidas.”

Podem adquirir estes produtos através da página da Ana e recebê-los em casa.

Nesta época festiva, a Ana criou um Eco Voucher, impresso em papel semente! (depois de usado, planta e descobre o que vai nascer) para ajudar a dar o primeiro passo numa caminhada mais sustentável. Pode reservar o seu através do email: [email protected]

E aí em casa que hábitos mais sustentáveis pensa adoptar em 2023?

Já leu o nosso artigo Como cuidar de plantas de interior? Entrevista a Cristina Mota Capitão da Generosa • Orgazine

Margarida

Imagens by engin akyurt e micheile dot com e Daiga Ellaby on Unsplash

About The Author

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top