Como cuidar de plantas de interior? Entrevista a Cristina Mota Capitão da Generosa

Entrevista Generosa

Falámos com a Cristina Mota Capitão da empresa Generosa para obter a resposta a esta e a outras perguntas. Aprendemos mais sobre cuidados a ter com plantas, as vantagens de ter plantas em casa e, muitas dicas úteis, tanto para quem já tem plantas como para quem tem receio de ser um serial plant killer. Para saber mais continue a ler!

Muitas vezes pensamos nas plantas de interior como um elemento decorativo. E é verdade que têm uma componente estética, mas ter plantas em casa pode transformar um espaço e fazer mais pela nossa casa e por quem nela habita. A Cristina explicou-nos que introduzir plantas nos espaços em que vivemos nos ajuda a voltar a estar ligados a algo tão básico, mas tão essencial, como o meio e o ritmo naturais da vida. As plantas tornam as nossas casas locais mais calmos e positivos.

Com tantos benefícios, ficámos logo com vontade de arranjar uma planta para nossa casa. Mas precisamos primeiro de saber onde devemos colocar as nossas plantas, quais as divisões mais indicadas. Aqui aprendemos que a escolha de uma planta para uma determinada divisão da casa depende, em primeiro lugar, das condições de luz e humidade que existem. E, depois, da disponibilidade de espaço e o tipo de superfícies normalmente disponíveis para colocar os vasos. Antes de escolher a planta adequada a cada espaço devemos saber qual a exposição solar da divisão e se a planta que pretendemos se adequa a essa luminosidade.

Como cuidar de plantas de interior? Entrevista a Cristina Mota Capitão da Generosa • Orgazine

Para aprendermos a cuidar de plantas temos de tentar entender o nosso comportamento responsivo e a forma como interagimos com elas. Ao fazê-lo, vamos passar a cometer muitos menos erros, pois vamos observar antes de agir. E isto não é só bom para elas, mas também para nós. Está comprovado que dedicar um momento a uma planta, numa pausa consciente em ligação com a natureza, é algo que nos devolve bem-estar. Generosidade com generosidade se paga, esclareceu-nos a Cristina.

Muitas pessoas têm receio de ser serial plant killers. Quisemos saber como fazer se for esse o nosso caso. A Cristina aconselha-nos, se formos uma dessas pessoas, a começar por adquirir poucas plantas de cada vez. Desta forma, vamos percebendo gradualmente como cada uma se adapta e responde ao ambiente que a rodeia. Ensinou-nos ainda que existem plantas que são consideradas fáceis, como a Espada-de-São-Jorge (Sansevieira sp.) e a Zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia), uma vez que toleram vários níveis de luminosidade e resistem a longos períodos sem serem regadas.

Em relação aos cuidados a ter com as plantas de interior devemos, em primeiro lugar e em qualquer altura do ano, criar a rotina de sentir o substrato antes de regar (sujando o dedo indicador até ao segundo nó). Só assim vamos saber se está ou não na altura de regar. Os períodos entre regas serão diferentes consoante as estações do ano. Devemos ainda, de forma periódica e durante todo o ano, limpar as folhas das nossas plantas e vigiar a presença de pragas e doenças. A fertilização deve ser feita, predominantemente, na Primavera e Verão e o reenvasamento no final do Inverno / início da Primavera.  

Com os dias mais longos e as temperaturas a aumentar, podemos começar a sentir que as nossas plantas estão a precisar de mais água. A melhor hora para regar as plantas é logo pela manhã, quando as temperaturas são mais amenas e há menos evapotranspiração (i.e., menos evaporação da água e menos transpiração das plantas). Mas sendo uma época de transição e para evitar regarmos em excesso, teremos de nos certificar que aumentamos de forma gradual a frequência da rega e verificamos sempre com o nosso “dedómetro” se está, ou não, na altura de regar.

Como cuidar de plantas de interior? Entrevista a Cristina Mota Capitão da Generosa • Orgazine

Como vimos, a equipa da Generosa ajuda-nos a tirar partido das plantas, partilhando muitas informações práticas! Para além disso, a Generosa tem como missão oferecer produtos sustentáveis e naturais. São uma empresa que cria opções ambientalmente responsáveis para o cuidado das plantas. Assim, é claro que contribuir para um mundo mais sustentável é um dos seus compromissos. Mas como é que fazem isto? Através precisamente da utilização de sub-produtos de indústrias, a equipa consegue reduzir o uso excessivo dos recursos naturais. Têm ainda como foco criar soluções utilizando ingredientes de sub-produtos naturais, fórmulas concentradas e materiais de qualidade reutilizáveis. A ecologia e a sustentabilidade estendem-se a todos os aspectos, como a localização da produção, que se concentra na Europa, visando uma menor pegada ecológica. 

Como cuidar de plantas de interior? Entrevista a Cristina Mota Capitão da Generosa • Orgazine

Tem plantas em casa? Conte-nos que benefícios estas lhe trazem! Se quiser aprender mais sobre como cuidar das suas plantas espreite a página de Instagram da Generosa!

Margarida

Imagens by Annie Spratt e Spacejoy e Evie S. on Unsplash

About The Author

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top