Na grande maioria das casas existe sempre uma mini-farmácia para fazer face a uma indisposição, febre, dor de cabeça, ou qualquer outro mal-estar. Na sua grande maioria serão medicamentos de venda livre, mas existem também medicamentos para situações crónicas, e que carecem de prescrição médica. Seja qual for a situação existem regras para assegurar a correta preservação, segurança e organização dos medicamentos. São substâncias, na sua grande maioria com componentes químicos, apresentadas de diversas formas: gotas, xaropes, cremes, pomadas, comprimidos, cápsulas, adesivos.
A entidade nacional que nos pode dar referências para esse tema será o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.
Deixaremos neste artigo informação prática para organizar os seus medicamentos.

- Junte todas as embalagens de medicamentos que tem em sua casa
- Verifique as validades, as quais devem ficar bem visíveis nas embalagens
- Medicamentos fora de validade não devem ser deitados fora no caixote do lixo, no ecoponto ou na sanita, pois representam um risco para a saúde pública e para o ambiente. Entregue-os numa farmácia ou parafarmácia para serem colocados nos caixotes da VALORMED

- Agrupe os medicamentos por categoria de atuação e diferencie entre adulto e infantil.
- Mantenha os medicamentos na caixa original e com a bula no seu interior
- Quando existe medicação de toma regular eliga uma caixa especifica para o elemento da família em causa e identifique-a

- O local correto para os colocar não poderá estar exposto a humidade, calor e fontes de luz
- Cozinha, casa-de-banho e carro apesar de serem os locais mais usados para manter os medicamentos não são os corretos
- Os medicamentos não devem estar ao alcance de crianças e animais
- Caso tenha medicamentos que precisem estar refrigerados, a porta do frigorifico é o local menos recomendado por oferecer a temperatura mais oscilante

- Tenha um kit de primeiros-socorros para fazer face aos acidentes domésticos (cortes, queimaduras, pancadas): pensos rápidos, pensos para queimaduras, compressas, ligaduras, termómetro, soro fisiológico, tesoura, fita adesiva e um manual de primeiros socorros
Como sugestão de organização poderá criar uma listagem com todos os medicamentos que constam na sua mini-farmácia, a sua posologia e indicação de uso. Essa listagem poderá ficar afixada na porta do móvel da sua farmácia ou na caixa onde colocar os medicamentos.
Uma vez determinado o local para os arrumar e organizar não esqueça de verificar as validades regularmente (pelo menos anualmente). Note que, medicamentos como pomadas, gotas e xaropes após serem abertos já não irão manter a validade que consta na sua embalagem. Para saber a sua validade depois de abertos consulte o seu folheto informativo e registe na caixa a data de abertura.
No caso de ir viajar o INFARMED recomenda: ”Se vai andar de avião, guarde os seus medicamentos na bagagem de mão, de modo a que consiga aceder-lhes durante o voo. Desta forma, evita a exposição dos medicamentos às temperaturas extremas do porão de carga. Esta opção também será útil em caso de extravio de bagagem. Contudo, atendendo a que existem restrições para o transporte de líquidos nos aviões, no caso de transportar este tipo de medicamentos ou medicamentos injectáveis, deverá contactar o Instituto Nacional de Aviação Civil, I.P.” Com este alerta conseguirá atempadamente organizar o seu kit de medicação assim como solicitar ao seu médico eventuais prescrições médicas necessárias para o transporte de determinados medicamentos.

Como vê as regras são fáceis de aplicar, e não levarão muito tempo a executar. Se executar esta tarefa de forma individual mas não viver sozinho não esqueça de informar os restantes adultos da casa onde tem os medicamentos colocados e organizados. Numa situação de emergência todos deverão saber em que espaço estão os medicamentos.
Há quanto tempo não revê o seu armário ou gaveta de medicamentos? Eis uma boa oportunidade de o fazer aproveitando as orientações deste artigo.
Imagens by montypeter on Freepik e Obi e Melany on Unsplash e Roger Brown e Vlada Karpovich on Pexels
Ana Ferreira