Como Organizar a sua roupa com a ajuda de um sistema de cores

Sistema de cores

Nem todas as pessoas conseguem de forma autónoma elaborar um sistema de organização para a sua roupa.  Se essa tarefa por si só já é desafiante para muitos, quando se fala em maximizar o sistema de organização aplicando um sistema de cores, muitos pensam que já é demasiado. Muitas vezes comentam que é uma perda de tempo. Mas será assim? Para muitas pessoas o exercício de escolha de roupa para vestir é uma tarefa desafiante. São peças e peças que saem do armário para tentar conjugar o conjunto idealizado. Tudo se complica ainda mais quando as cores das peças estão todas misturadas sem um critério lógico e nos consome ainda mais tempo nessa decisão…

Comece por entender qual o ganho por enveredar por um sistema de cores e verá que faz todo o sentido. A harmonia visual ao organizar recorrendo a um sistema de cores acrescenta mais-valias. Lembre-se das caixas de lápis ou canetas de colorir e a forma como estão organizadas dentro das caixas por forma a facilitar a procura da cor desejada. Ou até a retrosaria que aplica o mesmo conceito no móvel dos carros de linhas.

Como Organizar a sua roupa com a ajuda de um sistema de cores • Orgazine

Avalie agora as duas fotos publicadas mais abaixo neste artigo e compreenda o efeito visual que lhe transmite. Procure, por exemplo, pela cor vermelha e note onde sente dificuldade e facilidade em encontrar todas as peças com essa cor!

A utilização desta técnica contribui para uma escolha mais rápida do que vamos vestir simbolizando economia de tempo.  O stress de procurar por alguma peça de roupa que esteja arrumada quando não existe a aplicação deste sistema deixa de existir. Além disso fica muito mais fácil identificar a diversidade de cores de vestuário que temos e a respetiva quantidade. Será mais fácil manter a organização do seu armário ou gaveta com este sistema de cor. Sem dar conta está a economizar dinheiro e espaço pois deixará de comprar novas peças por não encontrar uma peça de determinada cor no seu armário ou na sua gaveta.

Neste momento a pergunta que se coloca será: qual a sequência de cores a implementar? Se fizer uma pesquisa na internet irá descobrir duas principais tendências: do mais claro ao mais escuro, terminando com o prateado e dourado ou o método arco-íris seguido das cores neutras. Tendo em conta que poderá ter peças estampadas surge, então, mais uma dúvida: onde encaixar essas peças no sistema de cores? Bem, poderá por optar por colocar todos os estampados juntos ou procurar a cor predominante do estampado. Ao optar por organizar pela cor predominante os estampados poderão ser colocados no início ou no final dessa mesma cor predominante.   

Acima de tudo a sequência de cores escolhida terá de lhe trazer um sentido prático e funcional na sua rotina. Não existe certo ou errado, existe o que para si tem lógica e lhe facilita organizar e manter esse sistema de organização!

Abra as portas dos seus armários e as suas gavetas e se não tem este sistema implementado experimente usá-lo! Depois avalie se lhe facilita a sua rotina de arrumação e seleção de peças de roupa para vestir. Aceita este desafio?

Fotos by: http://hector-j-rivas-87hFrPk3V-s-unsplash; http://nick-de-partee-5DLBoEX99Cs-unsplash e http://greg-rosenke-hWdzH8YY8kk-unsplash

Ana Ferreira

About The Author

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top