Como organizar e preparar a sua casa para receber os seus hóspedes.

Como organizar e preparar a sua casa para receber os seus hóspedes. • Orgazine

Receber visitas é uma arte, e essa arte fica exponenciada quando as nossas visitas se tornam hóspedes em nossa casa. Claramente deveremos ter o especial cuidado em proporcionar uma estadia memorável, sejam eles familiares ou amigos. E isso faz-se quando oferecemos um ambiente acolhedor, confortável e agradável. Estas características traduzem-se em pequenos pormenores, mas muito significativos para quem os recebe pois sentir-se-ão bem-vindos. Nada como ser organizado para ser bem sucedido nesta arte. Seja um anfitrião memorável através das nossas dicas.

Dicas Gerais

  • Comece por deixar a casa limpa, arrumada e arejada. O ambiente ficará mais convidativo.
  • Deixe um cartão no quarto de hóspedes a agradecer-lhes a visita.
  • Coloque num lugar visível um bilhete com a senha da internet, telefones de emergência e indicação da farmácia mais próxima
  • Explique como funcionam os equipamentos básicos, como por exemplo o comando da televisão, a placa do fogão, a máquina de café, o micro-ondas, o comando do ar condicionado ou até mesmo o alarme anti-roubo instalado em casa

Quarto de hóspedes ou sala de estar

O ideal seria ter um quarto para os nossos hóspedes, mas nem sempre existe essa possibilidade. Não se preocupe porque há como contornar essa situação.

  • Deixe a cama ou sofá preparado com lençóis lavados, almofadas confortáveis e uma manta, independente da estação do ano.
  • Deixe uma garrafa de água e copo para cada hóspede.
  • Assegure-se que existe um candeeiro de mesa junto à cama ou sofá.
  • Crie uma solução de espaço para os seus hóspedes poderem arrumar a sua roupa.

Casa de banho

Os pormenores são muito importantes nesta área da casa. Não deixe os seus hóspedes desconfortáveis quando constatam ter esquecido algum item de higiene íntima e tem de lho pedir.

  • Deixe toalhas limpas e sabonete líquido para as mãos.
  • Numa cesta coloque rolos papel higiénico extra, estojo primeiros socorros, e um pequeno kit, semelhante ao que é disponibilizado em hotéis, com: creme hidratante, escova dentes, pasta dentífrica, cotonetes, shampoo e amaciador de cabelo. Não esqueça também de deixar pensos higiénicos caso a sua visita seja do sexo feminino.
  • Deixe visível um cesto para colocar a roupa suja, assim como um saco bonito caso prefiram colocar lá dentro a roupa suja para depois colocarem na mala de viagem.

Cozinha

Independente de tomarem as refeições em casa ou não, deixe disponíveis pequenos mimos, os quais irão deixar as visitas mais à vontade.

  • Deixe espaço no frigorifico para algum alimento que as suas visitas precisem refrigerar.
  • Tenha disponível uma fruteira abastecida com peças de fruta e um cesto com snacks variados.
  • Mostre onde estão os utensílios de cozinha: pratos, copos, talheres, guardanapos e outros utensílios caso os hóspedes queiram cozinhar.

Existem outras pequenas atenções que poderemos ter na preparação dos espaços da casa, tais como colocar umas flores ou uma planta. Caso não conheça bem as suas visitas sugerimos que opte pela planta pois existem pessoas com alergia a flores.

Também poderá ter velas com fragâncias suaves ou um ambientador, mas mais uma vez cuidado com as alergias.

Por fim, e porque quando recebemos visitas nem sempre estaremos a tempo inteiro com elas, se possível, deixe uma cópia da chave de casa para que as visitas se possam sentir mais autónomas. Será simpático dar algumas dicas do que poderá visitar na sua cidade, recomendar restaurantes ou até algum evento que esteja a decorrer.

Agora que lhes demos um pequeno guião para que nada falhe ao receber os seus hóspedes, relaxe e acredite que tem tudo para ser uma estadia inesquecível para ambos. Desfrute da companhia das suas visitas e compartilhem verdadeiros momentos de alegria, felicidade e conversas animadas acompanhadas de umas boas risadas.

Imagens by Sixteen Miles Out, Vije Vijendranath, Olimpia campean e Toa Heftiba on Unsplash

Ana Ferreira

About The Author

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top