Destralhar no dia-a-dia

Um bom sistema de organização é ajustável. A vida acontece e é preciso ir adequando as nossas rotinas e sistemas de organização. A organização serve para tornar a nossa vida mais leve, facilitar o nosso dia-a-dia.

Assim, queremos partilhar consigo formas de manter a casa organizada ao longo do tempo, ao longo do dia-a-dia, sem precisar de estar constantemente a tirar dias para seguir todos aqueles passos para cada divisão da casa. Siga as nossas sugestões e venha destralhar no dia-a-dia.

Organizar uma cozinha, um roupeiro, uma garagem ou qualquer outro espaço é um processo que pode ser resumido grosseiramente em 3 passos. Primeiro, são retirados todos os objectos do espaço e colocados em categorias, por exemplo: t-shirts, camisolas de malha, roupa interior. No segundo passo analisamos os itens – sim todos e de todas as categorias – e decidimos o que queremos manter e o que já não faz sentido, ou seja, o que vamos destralhar (para saber o que fazer com os objectos a destralhar leia o nosso artigo “Destralhar é criar lixo?” ) Só depois é que se passa à última fase: arrumar os objectos de acordo com um sistema de organização criado com lógica e adaptado às rotinas dos habitantes da casa. Este processo pode demorar mais ou menos tempo, em função do espaço, quantidade de objectos, capacidade de tomada de decisões, factores emocionais, entre muitas outras variáveis. Mas é um processo delimitado no tempo, tem um início, fases definidas e um fim. Manter a casa organizada é outro processo.

Destralhar no dia-a-dia • Orgazine

As casas não são museus, os objectos são usados e mexidos, coisas novas entram, canecas partem-se, vestidos novos entram. Podemos pensar nas nossas coisas como folhas que ao longo do ano mudam de cor, caem e renovam-se (claro que não é para mudar tudo o que tem uma vez por ano). Ao longo do tempo as coisas vão-se desgastando ou perdendo utilidade na nossa vida. São essas folhas que temos de deixar ir.

Identifique um cesto, saco ou caixa – o recipiente que for mais conveniente para si e para o seu espaço – e use-o para colocar objectos que já não quer em casa. Imagine que está a escolher a roupa para um jantar e verifica que há um vestido que já não gosta e que quer descartar. Coloque-o imediatamente nesse cesto. Ou que ao tirar um livro da estante descobre que tem dois exemplares do mesmo livro. Vá colocá-lo no cesto. Sempre que verificar que tem alguma coisa em que casa que já não quer, mas não é lixo, coloque-a no cesto. Explique aos restantes habitantes da casa qual a funcionalidade deste recipiente e incentive-os a fazer o mesmo. Quando o cesto estiver cheio analise o seu conteúdo e decida o destino de cada objecto. Veja o que quer vender, doar a uma instituição, pense se quer dar o vestido a uma amiga específica, entregar o livro numa biblioteca. E nesse dia tire as coisas de casa, fotografe o que quer vender e publique os anúncios numa app de vendas em segunda-mão, pergunte à amiga se quer o vestido e combine quando o vai entregar, encaixe na sua agenda um momento para ir entregar as suas doações. Em suma: esvazie o cesto!

Destralhar no dia-a-dia • Orgazine

Dica extra: coloque o cesto num local da casa onde não estorve ou onde possam tropeçar nele. Por vezes temos a tentação de deixar o que é para sair de casa à porta de casa. Apoiamos essa opção para manter objectos úteis que são usados no dia-a-dia, como as chaves, carteira ou a trela do cão. No entanto, este cesto não tem esse papel, deve colocá-lo numa zona da casa de fácil acesso, mas sem interferir com as suas rotinas.  

Ao implementar este sistema do cesto não terá de criar momentos para destralhar com frequência, destralhar faz parte do seu dia-a-dia! Esta pequena mudança de comportamento vai ajudá-lo/a a manter a casa organizada com pouco esforço.

Margarida

Imagens by Karolina Kołodziejczak e Chris Lawton e Alexander Fife on Unsplash

About The Author

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top