Guia passo-a-passo para manter a sua cozinha organizada

Seja grande ou pequena a sua cozinha desempenha um papel importante na sua casa. Vamos partilhar consigo um guia para manter a sua cozinha organizada e funcional.

Pergunte-se: seria opção comprar casa sem cozinha? A resposta mais provável seria não! Quando compramos ou alugamos casa não nos ocorre colocar na lista de características importantes não ter uma cozinha. Em muitos lares é na cozinha que se partilham memórias, se reúne a família e amigos e se tem longas conversas.  É também onde se preparam as refeições, muitas delas com receitas que passam de geração em geração. Há quem diga que é o coração da casa. E se no nosso corpo o coração desempenha um papel vital, então olhe para a sua cozinha com o devido respeito pela função que desempenha.

O ideal será ter uma cozinha funcional! Sabe o que é? O conceito cozinha funcional valoriza o espaço por forma a maximizar o seu uso, planeando os móveis a serem utilizados e respetivo uso. O ambiente é estudado e planeado com o intuito de maximizar a ergonomia entre o ambiente e os seus utilizadores. Estas preocupações estendem-se à circulação entre as várias áreas da cozinha, para que nada dificulte essa ação. Também a decoração a utilizar procura-se que tenha dois papéis: decorativa e funcional. 

Guia passo-a-passo para manter a sua cozinha organizada • Orgazine

O que se procura é facilitar a execução das rotinas diárias, por forma a despender do menor tempo possível na preparação e confeção das refeições assim como na limpeza e arrumação da cozinha. 

Nem sempre as nossas cozinhas estão funcionais e adequadas às nossas rotinas.  Essa realidade é mais comum do que pensamos. Mais ou menos arrumadas não quer dizer que estejam organizadas. Temos todos os nossos utensílios colocados em prateleiras, gavetas, caixas, carrinhos sem que mesmo assim se torne agradável a realização das tarefas diárias. Algo não funciona e desmotiva os nossos afazeres na cozinha!

Por ser uma área da casa de uso intensivo facilmente se instala o caos. Utilizada por apenas uma pessoa ou várias, as cozinhas facilmente acumulam utensílios. Por vezes, estão amontoados ou empilhados dentro dos armários, sem qualquer lógica face à sua utilização.  É até comum não conseguir encontrar algo que procuramos por já não saber em que armário foi colocado.

Então vamos ajudar quem está a ler este artigo. 

Para que a motivação inicial para executar o que lhe vou propor não esmoreça, ajuda se for tirando fotografias dos vários passos. Acredite que o resultado final será surpreendente!

Guia passo-a-passo para manter a sua cozinha organizada • Orgazine

O passo-a-passo que irei enunciar segue uma sequência lógica de execução:

Primeiro passo

O primeiro passo, passa por retirar tudo de dentro dos seus armários e gavetas. Vai aperceber-se da quantidade de itens que possui, seja de utensílios duplicados ou eletrodomésticos que já não usa.

Segundo Passo

No segundo passo, a tarefa passa por destralhar o que está fora de validade, está estragado, ou já não usa. Leia o nosso artigo https://orgazine.pt/destralhar-e-criar-lixo/

Ao identificar itens que são sentimentais e não usa, mas quer manter o ideal será colocar na parte superior de um armário. Mas limite a quantidade de itens sentimentais que irá manter, ou irá debater-se com um problema! Durante este passo pense que os armários ajudam muito a perceber a quantidade de coisas que podemos ter.

Terceiro Passo

O terceiro passo exige planificação. Agora que concluiu o destralhe, agrupe os seus objetos por famílias: pratos, talheres, copos, tachos, frigideiras, especiarias, mercearia, pequenos eletrodomésticos… Esta tarefa é essencial para planificar a organização da sua cozinha. Abra as portas e gavetas dos seus móveis e elabore o plano de organização dos seus itens.

Para que seja um plano funcional pense em colocar os tachos, panelas e frigideiras perto do fogão, agrupe os pratos e copos para se tornar mais fácil colocar a mesa. Os seus pequenos eletrodomésticos deverão ser colocados perto de tomadas e do local de uso.  A lógica passa por ter os utensílios perto do local onde os vai utilizar. O que usa regularmente é indicado ser arrumado ao nível dos seus olhos e joelhos para evitar ter que se dobrar, quando colocados demasiado baixo ou recorrer a um banco quando colocados demasiado alto. Tendo por base este princípio olhe com atenção para a sua cozinha e rentabilize todo o seu espaço.

A bancada da cozinha é uma mesa de trabalho. Evite encher a sua bancada de coisas pois, no momento que for usá-la, ficará com espaço limitado e irá perder tempo a retirar parte do que lá colocou. 

Quarto Passo

Depois de elaborado o plano há que passar para a sua execução. Irá organizar os seus itens dentro dos móveis, em prateleiras, gavetas, cestos…. Pode equacionar a possibilidade de comprar produtos organizadores, mas pense que o sistema de organização não é feito por esses produtos, mas sim pelo plano que elaborou. Então avalie bem o que irá necessitar e talvez seja a despensa o local que mais necessitará desses produtos.

Estes são os passos essenciais para organizar a sua cozinha. Mas tal como anunciei no início deste artigo as dicas que lhe vou dar irão complementar o passo-a-passo da organização da cozinha.

Guia passo-a-passo para manter a sua cozinha organizada • Orgazine

Panos de cozinha

O mais comum é serem colocados dentro de uma gaveta. Mas existem cozinhas com poucas gavetas. Se for esse o seu caso utilize uma caixa. Quando colocada numa prateleira irá funcionar como uma gaveta.

Gaveta dos talheres de servir e acessórios de cozinhar

Utilize separadores ou caixas que irão servir para manter tudo organizado. Alguns dos acessórios de cozinhar poderão ser colocados num pote em cima da bancada, assim como um suporte de facas.

Guia passo-a-passo para manter a sua cozinha organizada • Orgazine

Frigideiras

Idealmente coloque-as num suporte para frigideiras para evitar riscos e serem mais fáceis de retirar. 

Tachos e panelas

Empilhar não é o mais correto, mas por falta de espaço poderá fazê-lo. Para tal vire a tampa ao contrário para servir de suporte ao seguinte.

Despensa

Nas prateleiras superiores coloque produtos mais leves e menos usados e nas prateleiras inferiores os produtos mais pesados, para facilitar a sua retirada. Utilize frascos transparentes e caixas transparentes para visualmente identificar o conteúdo. Arrume pelo “sistema escada”, comece do mais pequeno para o maior.

Caixas para alimentos

Dê preferência ao formato quadrado e retangular para maximizar o espaço. Poderá arrumá-las fechadas e empilhadas, havendo espaço. Se tal não for possível, coloque as tampas num recipiente e encaixe as caixas umas nas outras.

Especiarias

As especiarias usadas frequentemente coloque-as na bancada da cozinha num tabuleiro, cesto ou suporte. 

Guia passo-a-passo para manter a sua cozinha organizada • Orgazine

Agora lanço-lhe o desafio de olhar para a sua cozinha e analisar o que pode melhorar para a tornar mais funcional. Sem receio de falhar dê-se uma oportunidade de melhorar o seu dia-a-dia na sua cozinha.

Qualquer sistema de organização planeado pode e irá sofrer adaptações posteriores. Lembra-se de ter mencionado inicialmente que a cozinha é o coração da casa? Pois bem, se o batimento do nosso coração pode ter alterações, também a organização da cozinha acompanha as necessidades de quem a utiliza.

Ana

Imagens by: https://unsplash.com/

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top