As revistas são publicações que captam os leitores pelos seus conteúdos temáticos, pela sua apresentação visual, pelo design gráfico, levando a que muitos as conservem, tornando-se muito frequentemente um objecto de coleção. Uma vez que acabam por ter edições regulares -semanal, quinzenal, mensal ou até mesmo anual- acabamos por rapidamente reunir muitos exemplares. No entanto, essa situação poderá representar um desafio na sua organização. Como manter, então, a nossa coleção devidamente organizada. Neste artigo pretendemos fornecer-lhe dicas e estratégias para que continue a aceder facilmente às suas revistas, recorrendo a um sistema de organização que lhe seja funcional.
1. Selecionar
Faça uma avaliação de todas as revistas que tem, e determine quais pretende manter e quais prefere doar, ou reciclar caso estejam em mau estado de conservação. Com este processo de seleção ficar é a saber qual a quantidade de revistas que irão ser organizadas

2. Categorizar
Tendo em conta que as revistas abrangem um vasto leque de temas -moda, ciência, tecnologia, arquitetura, medicina, desporto, entre outros inúmeros temas- o adequado é agrupá-las por tema.
Em seguida, dentro de cada categoria, organize por data de publicação. Se, num determinado tema tiver revistas com nome diferente, separe-as também.
3. Escolher ambiente adequado
O local onde irá instalar o sistema de organização das suas revistas deverá ser livre de humidade, luz solar direta e de temperaturas ambiente extremas. Evite a escolha de uma garagem ou sótão.
4. Organizar
O sistema de organização que irá decidir utilizar irá se adaptar ao espaço disponível, ao seu estilo e às suas preferências pessoais. Deixamos aqui algumas dicas:
Porta-revistas: Existem em vários tipos de materiais -plástico, metal, cartão- e podem ser colocados em prateleiras, estantes ou até pendurados numa parede. A título de exemplo deixamos um link com uma sugestão.
Prateleiras e estantes: Com este sistema facilmente acede e visualiza as suas revistas. Não esqueça de se certificar qual o peso máximo que as suas prateleiras suportam. Nessas prateleiras ou estantes poderá ainda colocar as suas revistas dentro de pastas de arquivo, dentro de pastas com um sistema de varas tubulares que desencaixam ou até em suportes acrílicos.
Caixas: As caixas poderão ser abertas ou com tampa. Ao optar por caixas com tampa as suas revistas ficarão melhor protegidas.
Cestos: Caso queira manter as suas revistas em cestos, não é recomendável que sejam de formato circular pois irá deformar a estrutura das suas revistas
Pastas: Caso lhe faça sentido, e para revistas de poucas páginas, poderá colocar as suas revistas dentro de pastas de micas.
5. Etiquetar e adicionar índice
A criação de um índice ajuda a localizar uma revista mais rapidamente. Caso tenha uma maior quantidade de revistas irá ser muito útil.
Não esqueça de etiquetar os locais onde tem colocadas as revistas. Irá ser um complemento ao seu índice.
6. Digitalizar
Esta opção será mais aplicável para revistas de coleção mais valiosas para que não corra o risco de danificar esses exemplares. Assim poderá consultar em formato digital e preserv
7. Manter
Por fim, como em qualquer outro sistema de organização, há que estabelecer uma rotina de manutenção. Haverá mais revistas para adicionar à sua coleção, e quererá se assegurar que as mesmas se mantém em bom estado de conservação. Reavalie se existirão revistas que já não lhe fazem sentido manter.

Conforme pode ver, organizar as suas revistas não é um processo complicado, apenas poderá ser moroso, dependendo da quantidade existente na sua coleção. Há que ter paciência e tentar encontrar um local confortável, se possível sentado, para que o processo de seleção e categorização não se torne demasiado cansativo.
Depois que tenha o seu sistema de organização implementado será muito mais agradável desfrutar da leitura das suas revistas.
Imagens by Alessio Soggetti e 91 Magazine na Unsplash