Lingerie: Como organizar estas peças íntimas, delicadas e femininas

Dolce & Gabbana, e famosos estilistas italianos, afirmam que “A lingerie é a expressão máxima da feminilidade de uma mulher”.

O seu uso não só nos faz sentir mais bonitas assim como valoriza a nossa imagem quando usadas as peças adequadas ao nosso corpo. Para muitas mulheres a sua roupa interior está conectada à sensualidade, para outras ao conforto enquanto para outras simboliza ambas as coisas.  Independentemente do que representa para si, são peças íntimas, mais delicadas, e por tal merecem cuidados na sua organização e lavagem, para que não se deformem e continuem a cumprir o seu papel.

Quer saber como se organizam? Venha daí!

O uso da palavra lingerie, que tem por base o latim, foi lançada pelo povo francês e a grande maioria de nós não sabe a simbologia inicial desta palavra. Na realidade significava confeção ou comércio de roupa branca.  O uso de lingerie remonta à Grécia Antiga, onde as mulheres suportavam o seu peito com faixas de algodão e as cuecas eram uma espécie de fralda de algodão. Desde então tanto mudou que não há comparação possível com essas peças. Todos nós nos lembramos das célebres Pin-up’s dos anos 50 e do tão famoso soutien da Wonderbra vestido por Eva Herzigova, e que tanto sucesso de mercado teve. Os próprios tecidos utilizados evoluíram bastante. Se inicialmente apenas se usava o algodão, hoje em dia temos o uso de renda, tule, seda, lycra, microfibra e super microfibra.

Mas tenha muita ou pouca lingerie deixamos aqui algumas sugestões no processo de organização da mesma:

1.         Faça uma seleção! O que não serve, já não gosta, é-lhe desconfortável no uso ou está velho: exclua

2.         Categorize: soutiens, cuecas, bodies, corpetes, pijamas, peças de seda, ocasiões especiais… Se se justificar pode criar subcategorias

3.         Organize dentro de gavetas, cestos, colmeias ou em cabides

4.         Organize por cores. Vai ver que facilita conjugar os conjuntos ou encontrar rapidamente uma cor especifica

Lingerie: Como organizar estas peças íntimas, delicadas e femininas • Orgazine

Os soutiens devem ser guardados abertos – não inverta as caixas de peito pois irá danificar a estrutura – e enfileirados para os poder visualizar todos.  As cuecas deverão ser dobradas – faça a dobra envelope – e também enfileiradas. A técnica de dobragem em envelope previne que a dobra das peças não se desfaça facilmente e deixem o espaço desarrumado. Como executar a dobra envelope? Coloque a cueca esticada sobre uma superfície plana e leve as duas abas laterais superiores até ao meio. Caso pretenda uma dobra mais pequena repita este passo anterior. Em seguida dobre a parte superior da cueca até meio da mesma. Por fim, dobre a parte inferior da cueca encaixando-a no “envelope” formado pela dobra da parte de cima.

No caso dos pijamas dobre-os em conjuntos. Ainda com a parte de cima aberta agrupe na parte central dessa peça as calças ou calções e dobre as peças em conjunto. Facilita no momento em que for buscar um pijama à gaveta, evitando ter que procurar as peças do conjunto de forma individual.

As peças de cetim idealmente devem ser penduradas pois amarrotam-se quando dobradas, além de que pelas características do cetim as dobras desfazem-se muito facilmente. Mas se não existir espaço para tal pode recorrer á técnica de dobragem em envelope.

Lingerie: Como organizar estas peças íntimas, delicadas e femininas • Orgazine

Além destas sugestões tenha cuidado na lavagem das peças mais delicadas. A lavagem manual e a frio é a mais adequada. Respeite as indicações que constam nas etiquetas. Se preferir colocar na máquina da roupa, por lhe ser mais prático, o ideal será utilizar sacos próprios para colocar estas peças. Assim, não ficam enroladas na restante roupa e ficam mais protegidas também no processo da centrifugação da roupa.

Estas peças devem ser enxutas á sombra e nunca na máquina de enxugar. O calor dos programas das máquinas de enxugar fragilizam a elasticidade das peças.

Com estas dicas poderá constatar que irá aumentar a durabilidade da sua roupa interior e será mais rápido encontrar as peças que pretende vestir.

Quando chegar a casa perca uns minutos e analise a organização da sua roupa interior.  Veja o que pode melhorar a experimente aplicar as dicas deste artigo. A verdade é que a nossa roupa interior abraça o nosso corpo, e nada como ter peças bem cuidadas para o fazer.

Imagens by: https://unsplash.com/photos/2o2U7R4sbBQ; https://unsplash.com/photos/h68Gwr4BDgw e https://unsplash.com/photos/CE3ktT1MLiU

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top