Manhãs apressadas e complicadas? Organizar o inicio do dia é a solução

Manhãs apressadas e complicadas? Organizar o inicio do dia é a solução • Orgazine

As suas manhãs são complicadas, stressadas? Leia as nossas sugestões como organizar o inicio do dia para não esquecer nada antes de sair de casa e comece o dia de forma tranquila e 0 stress.

A rotina matinal antes de sair de casa pode, por vezes, ser desafiante. Nem sempre tudo corre de acordo com o planeado e se não formos organizados podemos ter dissabores. Organizar o inicio do dia é a solução!

O despertador toca e começa a azáfama! Invariavelmente temos uma série de tarefas a realizar antes de sair de casa. O nosso cérebro começa a trabalhar em automático. Enquanto estamos no banho já estamos a pensar no que temos de fazer a seguir, e assim é sucessivamente.

Quem nunca se esqueceu da chave de casa na porta porque, na correria, se distraiu e fechou a porta, ou aquela vez que não encontrava a carteira ou a chave do carro?… Não esquecendo a dor de cabeça em escolher a roupa das crianças acompanhada pela birra de uma peça que não querem vestir!

Existem formas de minimizar os níveis de stress matinal, para que as primeiras horas do dia não a(o) deixem de mau humor e por vezes condicionada(o) até ao final do seu dia. Andar grande parte do dia aborrecida(o) não é, de todo, animador, e nada de bom lhe trará.

Deixo-lhe alguns passos, simples, que podem ajudar a preparar a manhã do dia seguinte. O tempo investido na véspera irá compensar certamente:

  1. Planeie o seu dia seguinte revendo rapidamente as tarefas que terá de realizar. Assim, pode deixar organizado tudo o que precisará levar consigo.
  2. Veja a previsão do tempo para o dia seguinte e deixe, de véspera, a sua roupa preparada para vestir.
  3. Ao ter o hábito de elaborar um menu semanal, consulte-o e veja se tem de comprar algum alimento. Assim pode adicioná-lo à lista de compras.
  4. Na noite anterior deixe a mesa posta para o pequeno almoço.
  5. Se tem crianças, há que verificar que as suas mochilas estão preparadas para dia seguinte. Não esqueça o que irá necessitar para eventuais actividades extracurriculares. De acordo com as idades envolva-as nesta tarefa.
  6. Caso seja véspera de uma viagem, seja de lazer ou trabalho, deixe a(s) mala(s) feita(s). Apenas irá arrumar no próprio dia itens de higiene pessoal que possa ainda ter de usar.
  7. Muito importante, tenha uma boa noite de sono. É essencial para o seu bem-estar físico e emocional. Verá que, ao acordar, estará mais bem disposto e com forças para fazer face a imprevistos. Evite o uso de equipamentos electrónicos pelo menos 30 minutos antes de se deitar.
  8. Quando tocar o despertador não caia na tentação de ficar “mais 5 minutos” na cama, ou pegar no seu telemóvel para fazer “scroll”. Essas ações levam a atrasos e correrias, exactamente o oposto do que se pretende após acordar.

Estas pequenas, mas tão importantes, acções irão fazer diferença no iniciar do seu dia. Caso faça parte da sua rotina tomar o pequeno almoço, faça-o sentada(o) e desfrute da sua primeira refeição do dia com calma. Outras pessoas aproveitam os primeiros minutos após acordar para fazerem uma curta sessão de exercícios físicos. Acima de tudo, aprenda a abrandar o ritmo para manter os seus níveis de energia e assim fazer face a uma jornada de trabalho, a uma viagem, ou até a um fim de semana em família ou com amigos.

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Experimente implementar estas dicas e sinta as suas manhãs sob controle. Vai ver como o seu humor fica bem melhor. Sorrir logo pela manhã tem impacto positivo no nosso cérebro.

Ana Ferreira

Imagens by Amanda Jones e Bruce mars on Unsplash

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