Mantenha o seu automóvel limpo, arrumado e organizado

Mantenha o seu automóvel limpo, arrumado e organizado • Orgazine
Mantenha o seu automóvel limpo, arrumado e organizado • Orgazine

No artigo de hoje queremos dar-lhe dica como manter o seu automóvel limpo, arrumado e organizado. Já pensou nisso? Nós explicamos como o fazer!

Vai tomar café com um(a) amigo(a) e ele(a) pede-lhe boleia. Repara que tem o seu automóvel na maior desorganização e que está sujo. O mais provável será tecer-lhe o seguinte comentário envergonhado: “não repares na bagunça do meu carro”. Mas na realidade deverá preocupar-se muito mais com quem utiliza o automóvel todos os dias: Você!

Uma segunda casa para muitos, visto apenas como meio de transporte por outros, certo é que o automóvel é um meio de transporte essencial. Faz parte da vida de muitos e facilita a rotina diária cheia de afazeres. Avaliando bem chegamos à conclusão de que passamos bastante tempo em deslocações dentro do nosso automóvel. Se assim é, também se torna essencial mantê-lo limpo, arrumado e organizado.  A qualidade do ar do habitáculo, fruto do nível de limpeza da viatura, assim como o seu estado de arrumação tem relação direta com o nosso conforto, saúde e segurança. Entrar num automóvel que esteja sujo e caótico tem um impacto negativo nos seus ocupantes.

Mantenha o seu automóvel limpo, arrumado e organizado • Orgazine

Sejamos nós ou uma empresa a limpar o carro certo é que temos de retirar todos os itens que estão no seu interior antes desta tarefa ser realizada. Posto isto há que avaliar bem o que realmente é necessário manter na viatura para que essa tarefa seja facilitada e efetuada de forma eficiente.

Passos seguintes:

  1. Retire os tapetes e limpe-os/sacuda-os
  2. Aspire estofos e carpete
  3. Limpe o pó e os vidros
  4. Lave o exterior

Em seguida, organize os itens que retirou em três categorias: itens de uso recorrente, itens de uso ocasional e itens de uso em emergência. Mantenha na viatura apenas o essencial!

Compartimento Porta-luvas

Sugerimos que coloque neste compartimento o manual do automóvel, o comprovativo de seguro assim como o certificado de inspeção, tudo numa única bolsa. Poderá ainda colocar o colete refletor, o carregador do seu telemóvel, um bloco de notas e uma caneta. Equacione colocar um pequeno kit de primeiros socorros.

Compartimentos laterais portas do automóvel

Nestes compartimentos não caia na tentação de atirar talões de compra, tickets de estacionamento ou lenços de papel usados. Para isso tenha um recipiente ou saco de plástico onde colocará todo o lixo. Nestes compartimentos coloque uma embalagem de toalhitas e outra de lenços de papel. São multiusos e acredite que são muito úteis. Poderá também manter nos compartimentos das portas de trás uma pequena manta e almofada.

Consola central

Restrinja ao máximo o número de itens aqui colocados. Reserve espaço para colocar o telemóvel, moedas, talvez a chave de casa e uma garrafa de água. Esta consola funciona como um despeja bolsos que tantos de nós temos em casa.

Porta Bagagens

Independente da sua dimensão, esta área não deixa de ser aliciante para colocar os mais diversos itens. Mas resista a essa tentação e mantenha-se fiel ao conceito das três categorias acima mencionadas. Lembre-se de ter um guarda-chuva, sacos para as compras, e caso seja quem faz a limpeza do seu carro coloque também os panos de pó e limpa vidros assim como o respetivo produto de limpeza. O ideal será colocar estes itens todos numa única caixa, para que não se espalhem.

Este é o local onde irá manter o triângulo de sinalização obrigatório.

Crianças

Na existência de crianças crie um sistema de organização adequado, sem que tenha demasiados itens na viatura. Se já tiver na lateral da porta do carro a almofada e manta perceberá que serão uteis para viagens mais longas em que a criança adormeça ou tenha frio.

Mantenha um ou dois brinquedos no carro para que a viagem não se torne saturante para a criança, mantendo-a entretida.

Animais

Também os nossos patudos viajam connosco e por tal há que criar condições adequadas. Numa embalagem coloque uma toalha, a trela, uma taça para comida/água e ainda sacos para apanhar os dejetos dos patudos. Se viajarem no banco traseiro do automóvel o ideal será adquirir capas especificas para proteger o banco. E como os nossos animais largam pêlos nada como ter um rolo para retirar esses pêlos indesejáveis.

Mantenha o seu automóvel limpo, arrumado e organizado • Orgazine

Mais uma dica para quem utiliza a viatura como “car office”: mantenha todos os documentos agrupados, se possível recorra a uma pasta ou pequena bolsa que possibilite localizar tudo rapidamente, assim como o seu fácil transporte para fora da viatura.

Agora que tem a sua viatura limpa, arrumada e organizada há que criar uma estratégia de sucesso de manutenção. Sempre que for abastecer a viatura aproveite para deitar o lixo fora. Pense que será mais fácil e rápido aspirar se não deixar acumular a sujidade. Crie também o hábito de não acumular peças de vestuário – casacos, cachecóis, écharpes, bonés – no seu carro. Antes de sair do mesmo dê uma vista de olhos para retirar esses extras que não irá voltar a utilizar. Por fim, agende o dia de limpeza e reorganização do seu carro e comprometa-se com essa data. De acordo com a intensidade de utilização avalie o espaçamento de tempo que deverá ter no agendamento dessa data.

Entrar num carro limpo e organizado é como entrar na sua casa nas mesmas condições. Para muitos de nós o carro, tal como a nossa casa, é um espaço essencial para baixar os níveis de stress. Entrar numa viatura sem estar cheia de tralhas e com cheiro a limpo deixa-nos mais focados na tarefa de conduzir, que tanta responsabilidade nos exige.

Lembre também que deverá ter o menor número de itens soltos dentro do seu automóvel. As travagens bruscas transformarão esses itens em autênticos projeteis capazes de provocar danos graves nos ocupantes.

Avalie agora o estado de limpeza e organização da sua viatura e veja se necessita melhorar algo! Neste artigo, não exaustivo, pretendeu-se passar dicas práticas, simples e rápidas de aplicar. Dê a devida importância ao seu fiel amigo, que tanto lhe facilita o decorrer do seu dia-a-dia.

Imagens by Atish Sewmangel e omid roshan on Unsplash

Ana Ferreira

About The Author

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top