Onde estão as chaves? Vamos organizar a mala

Onde estão as chaves? Vamos organizar a mala • Orgazine

Onde estão as chaves? Quantas vezes já pensou nesta frase?

Chega à porta de casa, quer entrar e tem de encontrar as chaves na mala. Mas sai a carteira, um pacote de lenços, um livro, um saco de compras, dois batons, uma caneta, e tantas outras coisas. As chaves são sempre a última coisa a ser encontrada. Quantas vezes já lhe aconteceu?

Para muitas mulheres a sua mala é um poço sem fundo de objectos que “podem fazer falta”, que “nunca se sabe quando vão dar jeito”. Isto significa que muitas de nós carregam ao ombro, todos os dias, muito peso desnecessário. Para além da sobrecarga dispensável que isto implica para o nosso corpo, este hábito torna-nos menos eficientes. Querer abrir a porta de casa não deve significar vasculhar vários objectos, fazendo-nos sentir irritação e frustração.

Para a ajudar sugerimos que defina um dia, por exemplo, este sábado para organizar a sua mala. Vamos fazê-lo em 4 passos: esvaziar, avaliar, destralhar e manter.

1. Esvaziar a mala

Comece por retirar todo o conteúdo da sua mala, coloque todos os objectos em cima de uma mesa. Não deixe coisas que considera que vai manter lá dentro. É importante que veja tudo o que anda a transportar, da moeda perdida ao pacote de lenços de papel.

2. Avaliar o conteúdo

Com tudo em cima da mesa observe cada item, tome consciência do que andava a transportar e para cada objecto pense porque o colocou na mala e se essa razão ainda se mantém. Por exemplo, pode ter colocado na mala um baton que usou num jantar especial. Vale a pena manter esse baton consigo todos os dias?

Onde estão as chaves? Vamos organizar a mala • Orgazine

3. Destralhar

Tudo o que estiver a mais deve ser guardado em casa, ou deitado fora, no caso de não fazer falta de todo. Dê especial atenção à sua carteira, reveja papéis, facturas e cartões. Tire da sua mala tudo o que não precisar de usar no dia-a-dia fora de casa. Recicle papéis e cartões, arquive documentos. A sua mala serve para transportar o que usa, não é um depósito.

4. Manter

Volte a colocar dentro da sua mala o que realmente é necessário, e mantenha este hábito de rever o conteúdo da sua mala periodicamente.  

Onde estão as chaves? Vamos organizar a mala • Orgazine

Experimente seguir estes passos e veja como vai fica mais fácil encontrar as chaves antes de entrar em casa.

Imagens by Nick Noel e Marissa Grootes e Maria Ziegler on Unsplash

Margarida C.

About The Author

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top