Optimizar a Sala de Jantar

Quando se fala em organizar a casa é quase automático pensar na cozinha, na despensa ou em roupa. Mas como organizadoras profissionais acreditamos que todos os espaços da casa podem e devem ser optimizados. Um espaço que é muitas vezes esquecido é a sala de jantar. Algumas pessoas fazem as refeições do dia-a-dia na mesa da cozinha e reservam a sala de jantar apenas para quando há visitas ou eventos especiais, outras fazem todas as refeições na sala de jantar e não têm uma mesa na cozinha, há ainda quem prefira comer no sofá da sala de estar com um tabuleiro sobre o colo. Seja qual for a sua preferência, a sala de jantar é um espaço que privilegia as refeições e o convívio entre as pessoas. Partilhamos consigo algumas formas de tirar o melhor partido desta zona da casa para que possa desfrutar das suas refeições com quem mais gosta.

Se é verdade que a sala de jantar serve um propósito – tomar refeições – é também verdade que deve ser um espaço acolhedor, no qual as pessoas se sentem confortáveis e querem estar. Deste modo, pense como pode tornar este espaço mais convidativo, olhe para a decoração e veja se tem luz natural a entrar, se os assentos são confortáveis – coxins podem ser uma forma económica de aumentar o conforto e dar um toque de cor diferente -, se não há demasiadas peças decorativas, ou peças muito pesadas visualmente. Menos é mais.

Mantenha o essencial e apenas o essencial. Na sala de jantar precisa de uma mesa, cadeiras, um louceiro, talvez uma mesa de apoio e pouco mais. Pode incluir alguns elementos decorativos, mas procure não utilizar este espaço para armazenar objectos que não são utilizados nas refeições. Hoje em dia, em muitas casas a sala de jantar e a de estar são numa mesma divisão, naturalmente estas dicas prendem-se com o espaço destinado às refeições.

Comece então por esvaziar este espaço, retire todo o conteúdo do louceiro e outros móveis que possa ter. Agrupe os itens por categorias, por exemplo, talheres, copos, pratos, toalhas de mesa, garrafas e jarros. Veja em cada categoria o que quer manter e o que pode ser descartado. Se encontrar um serviço de chá que não usa há vários anos e que está em bom estado tire-lhe uma fotografia e pergunte aos seus amigos e família se alguém o quer, ou venda-o. Mas não o mantenha em sua casa, se não o usa tire-o da sua casa. Este processo pode ser demorado, mas lembre-se que no final vai ter uma sala mais funcional e agradável para si e para quem partilhar refeições consigo.

Tendo decidido o que quer manter arrume-o por categorias e frequência de utilização, a louça do dia-a-dia deve estar de fácil acesso, ao passo que copos de champanhe que são utilizados esporadicamente podem estar num local mais alto. Adapte a localização de cada item às características do espaço, móveis disponíveis e das suas necessidades.

Alguns truques ajudam a optimizar o espaço e a facilitar a utilização deste espaço:

Copos: Teste várias formas de os colocar na prateleira, em função do formato dos copos e do espaço, pode fazer mais sentido estarem virados para cima, para baixo ou até de forma alternada.

Talheres: Coloque-os em divisórias na gaveta pela mesma ordem com que os coloca na mesa, garfos à esquerda, facas e colheres à direita, talheres de sobremesa em cima.

Optimizar a Sala de Jantar

Toalhas: Experimente fazer dobras verticais em vez de empilhar todas as toalhas na gaveta, desta forma vai conseguir visualizar todas as toalhas quando for escolher qual colocar.

Quando acabar marque um jantar, convide os seus amigos e desfrute de uma refeição agradável e veja como a logística se tornou mais fácil.  

Imagens by Spacejoy e Orgalux on Unsplash

Margarida Cipriano

About The Author

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top