É importante que desde cedo as crianças sejam estimuladas e incentivadas a participar nas tarefas domésticas. Por vezes, nós adultos subestimamos a capacidade das crianças, mas na verdade elas conseguem ajudar em casa de acordo com a sua idade.
Porque acreditamos que ter responsabilidades na rotina da família e da casa pode ensinar muito e dar várias competências que serão bastante úteis ao longo da vida aqui partilhamos algumas dicas para que as crianças possam ajudar em casa, na organização das tarefas domésticas.

Existem vários benefícios para as crianças tais como:
- Competências para a vida adulta:
Saber cozinhar, tratar da roupa, planear, comprar alimentos são habilidades que serão indispensáveis para toda a vida, dando maior noção sobre o dinheiro e a melhor maneira de aproveitar o tempo;
- Trabalhar em equipa:
Neste caso a equipa é a própria família e terão todos de trabalhar para o bem comum. Saber escutar, dialogar ou respeitar o outro são ferramentas que mais uma vez, serão fulcrais para serem bem-sucedidos profissionalmente;
- Autonomia e Autoconfiança:
À medida que as crianças vão conseguindo desempenhar as suas tarefas com autonomia, ficam orgulhosas do que atingiram e motivadas para fazerem cada vez mais e melhor.
Assim sendo, de acordo com a idade e/ou fase de desenvolvimento da criança, é possível desempenharem algumas tarefas em casa e contribuírem para a rotina da família de forma positiva e construtiva.
Apresentamos algumas sugestões de acordo com as idades de cada criança:
- 2 a 3 anos:
- – Colocar o lixo no caixote;
– Pôr a mesa (ter especial atenção aos objectos afiados);
– Arrumar os brinquedos depois de os usarem.
- 4 a 5 anos:
- – Fazer a cama;
– Regar as plantas ou o jardim;
-Colaborar na elaboração de refeições simples.
- 6 a 7 anos:
- – Dobrar a roupa;
– Limpar e arrumar o quarto;
-Preparar o seu pequeno-almoço e/ou lanche.
- 8 a 9 anos:
- – Lavar a loiça;
– Colocar roupa no estendal;
– Despejar o lixo.
- 10 a 11 anos:
- -Cozinhar coisas básicas;
-Fazer recados na rua;
-Lavar roupa simples.
- 12 Anos e mais:
- – Passar a ferro;
-Trocar lençóis da cama;
Ajudar com os irmãos mais velhos.
Ao longo deste processo os pais ou cuidadores das crianças devem mostrar como se faz, reforçando positivamente as pequenas conquistas e não apenas o resultado final. É realmente importante que tenham consciência que as tarefas não serão desempenhadas da mesma forma que seriam se fosse um adulto a fazê-las mas não devemos ser tão exigentes ou críticos.
No fundo, queremos criar crianças felizes e independentes! Boa sorte!

Imagens By: https://www.pexels.comhttps://www.pexels.com
Mariana