Pessoas Organizadas: Serão Perfeitas?

Ser organizado e ser perfeito não são sinónimos, muito longe disso. Por vezes o querer ser perfeito origina a procrastinação associada ao medo de falhar. Ao estabelecer metas inatingíveis irá originar uma desmotivação difícil de superar, pois a avaliação que faremos será de incapacidade em lidar com essa tarefa.  Funcionará como um travão que nos paralisa e não deixa sequer tentar iniciar o processo de organização. E as pessoas organizadas, serão perfeitas?

Na nossa imperfeição de seres humanos que somos temos de procurar o que para nós é ser organizado de forma funcional. Ou seja, o nosso método de organização tem de funcionar e fazer sentido para nós, funcionar de acordo com a realidade de cada um. O objetivo é que se molde á realidade de cada um de nós, que seja personalizado. Acima de tudo não poderá roubar tempo, dinheiro e energia. Mas agora poderá perguntar: mas para organizar preciso de tempo, certo? Certíssimo! No entanto, não o considere um roubo de tempo e veja-o como um investimento que lhe trará proveitos. Ao implementar o sistema de organização personalizado á sua vida irá facilitar o fluir da sua rotina.

Há que sermos realistas e compreender que não teremos a mesma disponibilidade todos os dias pelo que nem sempre faremos tudo o que planeamos. Imprevistos surgem a todos, a vida é mesmo assim.  Reagende para os próximos dias, mas não adie em demasiado pois incorre no risco de procrastinar. Se a sua lista de tarefas a realizar estiver constantemente a ser aumentada irá sentir-se demasiado stressada, e essa sensação poderá “congelar” os passos que tem de dar para se manter organizada.

Na vida real o que devemos procurar é viver com alegria no nosso método de organização. Ele tem de ser prático, útil e eficaz.  Para implementar um sistema de organização é imperativo que lhe faça sentido, seja lógico. Seja qual for o método de organização adequado para si neste momento não esqueça também de o adaptar às várias fases da sua vida! Os sistemas de organização devem acompanhar a realidade da nossa vida.

Albert Einstein, um dos maiores génios da humanidade afirmou que “a falha é o sucesso em andamento”.  Publicou quatro ensaios com descobertas suas o que significa que a tentativa-erro esteve presente até chegar ao resultado final. 

O que lhe pergunto no final deste artigo é: Vai continuar a adiar a sua tentativa de ser mais organizado com receio de falhar? Dê-se uma oportunidade e acredite nas suas capacidades. E se, pela sua avaliação, precisar de ajuda não tenha vergonha de a procurar. Existem profissionais capacitados para o ajudar tornando a tarefa mais fácil e rápida de executar.

Imagens by: https://unsplash.com/photos/tXz6g8JYYoI e https://unsplash.com/photos/gKs6zNil_Ro

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top