Enquanto Organizadoras Profissionais estamos treinadas para identificar objectos fora do sítio, agrupar itens por categorias e criar sistemas de organização. Eliminar o caos e criar espaços funcionais adaptados aos habitantes da casa e suas rotinas é o nosso principal objectivo. Trabalhamos para facilitar a vida e optimizar os dias dos nossos clientes. Mas como saber se de facto um espaço está organizado?
Uma casa pode estar arrumada – sem objectos espalhados – e não estar organizada. Como assim? Pode estar agora a perguntar-se. Se não há coisas visivelmente desarrumadas não é porque a casa está organizada? Não necessariamente.
Numa casa organizada está implementado um sistema de organização funcional e adaptado às necessidades dos habitantes da casa. Todos os objectos têm o seu lugar definido e este lugar é adequado para o objecto e necessidades das pessoas que o utilizam. Isto significa que os objectos só estão organizados se estiverem no seu lugar e não simplesmente fora da nossa vista.
Para testar se a sua casa está organizada partilhamos consigo o quizz da The (mostly) Simple Life. Consiste em responder de forma honesta às 3 perguntas que se seguem.
Substitua o termo objecto X por um item específico, como por exemplo: a carta com os códigos do cartão de cidadão, um par de brincos, uma mala, um livro que leu há 2 anos, uma forma de bolo, um creme. O que interessa é que não avalie a situação no abstracto mas com objectos específicos.

1. Consegue encontrar o objecto X em menos de 5 minutos?
Se precisasse agora dele quanto tempo gastava até o localizar? Se a resposta for mais de 5 minutos é porque ele não está organizado, pode estar arrumado (i.e., não espalhado) mas não estará organizado.
Veja a foto à esquerda: Se fecharmos a porta do armário não vão existir cadernos desarrumados pela sala. Mas será que se consegue localizar um caderno específico rapidamente?
2. Consegue encontrar o objecto X às escuras?
Se o quadro eléctrico fosse abaixo e precisasse dele? Se o objecto X fosse uma lanterna conseguia encontra-lo sem luz? Se a resposta for não (excluindo excepções de papéis ou objectos muito pequenos que precisasse de luz para os distingui) é porque o objecto X não está organizado, pode estar arrumado (i.e., não espalhado) mas não estará organizado.
Veja a foto à direita: Se fecharmos a porta do armário não vão estar visíveis frascos desarrumados pela cozinha. Mas será que se consegue localizar um frasco específico às escuras?


3. Consegue explicar pelo telefone onde está o objecto X para outra pessoa para ir buscar?
Se não estiver em casa e não poder fazer vídeo-chamada com a pessoa que está em sua casa, consegue dar-lhe as indicações necessárias para que ela localize o objecto rapidamente? Se a resposta for não esse objecto não está organizado, pode estar arrumado (i.e., não espalhado) mas não estará organizado.
Veja a foto à esquerda: Se fecharmos a porta do roupeiro não vão existir roupas espalhadas pelo quarto. Mas será que consegue dizer a outra pessoa onde está a camisola que precisa?
Com estas questões torna-se mais fácil perceber se um dado espaço e os objectos que nele se encontram estão organizados ou apenas arrumados. Experimente fazer este exercício, identifique objectos que ainda não têm um lugar específico em sua casa e defina esse lugar.
Imagens by Eunice Lituañas e Julia Joppien e Annie Spratt e Annie Spratt on Unsplash