Use S.M.A.R.T. para concretizar os seus desejos para 2023

SMART

No final do ano são muitas as pessoas que fazem resoluções de Ano Novo. Há quem peça desejos, faça promessas, acredite que tudo vai mudar no início de Janeiro. Mas, se há quem aproveite o início de um novo ano para mudar hábitos antigos, há também quem sinta dificuldade em concretizar esses desejos.

Mudar é difícil. Mudar requer esforço, e não vamos ter a motivação de 31 de Dezembro todos os dias do ano. Use o S.M.A.R.T. para concretizar os seus desejos de 31 de dezembro, no novo ano.

Neste artigo apresentamos uma estratégia com mais de 40 anos criada no âmbito da Gestão Empresarial. Sugerido pela primeira vez por George T. Doran, o acrónimo S.M.A.R.T. pode ser considerado uma forma de estruturar objectivos para os alcançar. Mas como é que isto funciona?

De acordo com o autor, um objectivo deve ter 5 elementos que nos ajudam a adoptar comportamentos que vão contribuir para a realização desse objectivo:

ESpecífico (Specific, na língua inglesa): o objectivo deve dizer respeito a uma área específica

Mensurável (Measurable, na língua inglesa): o objectivo deve ser quantificável, ou pelo menos ter uma possível medição do progresso

Atribuível (Assignable, na língua inglesa): o objectivo deve ser definida uma pessoa que fica responsável pela realização do objectivo

Realista (Realistic, na língua inglesa): o objectivo deve ser alcançável com os recursos disponíveis

Tempo (Time-related, na língua inglesa): a realização do objectivo deve ter um prazo definido

Vamos imaginar que o meu desejo de Ano Novo é perder peso. Como é que posso transformar este desejo num objectivo S.M.A.R.T.?

Use S.M.A.R.T. para concretizar os seus desejos para 2023 • Orgazine

ESpecífico: Quanto peso quero perder? Possível resposta: Quero atingir o peso que tinha em 2019.

Mensurável: Quantos quilos quero perder? Possível resposta: Quero perder 10 quilos.

Atribuível: Quem é que vai assumir a responsabilidade por este objectivo? Possível resposta: A responsabilidade vai ser minha, não é da minha avó que me oferece chocolates, nem dos meus amigos que marcaram jantar numa pizzaria. Eu é que vou estar atenta e controlar a minha alimentação. Eu é que vou garantir que pratico exercício físico.

Realista: Que recursos disponho? Qual o tempo que sei que posso dedicar à concretização deste objectivo? Até que ponto estou disposta a aprender sobre nutrição? E a restringir a minha ingestão calórica? Possível resposta: Consigo reservar duas tardes por semana para ir ao ginásio, consigo consultar um nutricionista a cada dois meses e ser eu e a confeccionar as minhas refeições. Não estou disposta a abdicar de um jantar fora semanalmente com as amigas.  

Tempo: Quando quero ter atingido este objectivo? Possível resposta: No final de Junho, antes das minhas férias de Verão.

A diferença entre o desejo inicial e o objectivo S.M.A.R.T é que o primeiro é vago, não se pode medir, não implica necessariamente responsabilização, não tem em consideração aspectos práticos para a exequibilidade do objectivo, nem um prazo definifo. Ao passo que no segundo, há um peso a perder definido numa unidade mensurável, atribuo a mim própria o papel activo na realização deste objectivo, com uma meta realista (se dividir os 10kgs por 6 meses isto significa perder 1.5-2kgs por mês) e há uma data-limite definida.

Desejo: Perder peso.

Objectivo S.M.A.R.T: Perder 10kgs, assumindo o controlo da minha alimentação, consultando um nutricionista e praticando exercício físico 2 vezes por semana, até 30 de Junho.

A perda de peso foi um exemplo, esta estratégia pode ser utilizada para diferentes tipos de objectivos. Mas, se este é um dos seus desejos para o próximo ano sugerimos a leitura dos nossos artigos “Planear refeições contribui para uma alimentação mais saudável?” e “Versatilidade no planeamento das refeições”.

Use S.M.A.R.T. para concretizar os seus desejos para 2023 • Orgazine

Ao longo dos anos este acrónimo já foi adaptado por vários autores, alguns elementos alterados por outros, por exemplo, nalgumas versões o elemento Atribuível (Assignable, na língua inglesa) foi substituído por Alcançável (Achievable, na língua inglesa). Numa pesquisa rápida na Internet pode encontrar variações. Alguns autores defendem que nem todos os elementos têm de ser incluídos para todos os objectivos, esta estratégia não deve ser vista como taxativa, mas como uma possível forma de nos ajudar a definir e alcançar os nossos objectivos.

E você, já pensou nos seus desejos para 2023? De que forma é que os pode alcançar?

Margarida

Imagens by Leighann Blackwood e Jannis Brandt e Markus Winkler on Unsplash

About The Author

Quer comentar?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top